Soluções para Infraestrutura

Conheça o Buracômetro: aplicativo gratuito criado para mapear buracos em Manaus

Proposta da Prefeitura de Manaus chega com dois anos de atraso e sem transparência: ‘Nem disseram o nome da empresa que querem contratar’, aponta Amom Mandel

Disponível gratuitamente para Android e iOS, o Buracômetro é um aplicativo criado em 2023 pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) para ajudar a população a denunciar buracos e outros problemas de infraestrutura nas ruas de Manaus. A ideia é simples: dar voz à população, reunir dados em tempo real sobre a situação das vias e cobrar soluções práticas.

Com ele, qualquer cidadão pode tirar uma foto do buraco, registrar o local com geolocalização automática e enviar a denúncia direto pelo celular. As informações coletadas são organizadas em relatórios periódicos enviados à Prefeitura de Manaus e a outros órgãos competentes.

“O Buracômetro é uma ferramenta que nasceu do povo para fiscalizar o que a prefeitura deveria estar fazendo. É gratuito, acessível e já está funcionando desde 2023”, afirma Amom.

BAIXE O APP DO BURACÔMETRO

Android 

IOS

Tecnologia gratuita

Durante entrevista à no Programa Ela Comenta com Rafaella Torres, da TV Diário, o deputado federal Amom Mandel comentou a proposta do vice-prefeito de Manaus de utilizar inteligência artificial para mapear buracos nas vias da cidade.

A iniciativa, segundo o parlamentar, embora seja tratada como novidade pela administração municipal, já é adotada em cidades como Recife e Florianópolis, onde sensores instalados em veículos públicos, como caminhões de lixo e ônibus, medem a trepidação das vias para gerar um mapa atualizado das áreas mais danificadas.

“Ele está atrasado. Está falando de contratar uma empresa multinacional para algo que cidades brasileiras já fazem com tecnologia acessível e gratuita. Isso foi, inclusive, uma das minhas propostas de campanha. Ele copiou e ainda quer contratar uma empresa desconhecida, que nem sequer revelou o nome”, afirmou o parlamentar.

Amom vê na proposta mais um gasto desnecessário com algo que a cidade já possui, de forma gratuita e participativa. Segundo o deputado, o Buracômetro já cumpre a função prometida pelo novo sistema, mas vem sendo ignorado pela prefeitura.

“A prefeitura quer contratar um sistema de inteligência artificial para mapear buracos. Mas buraco não precisa de IA. Precisa de vergonha na cara. Desde 2023, a população usa o Buracômetro para denunciar buracos com foto e localização. A gente reúne os dados e envia. E o que acontece? Nada. Ignoram. Mas agora, pra gastar dinheiro com contrato novo, aí lembraram que buraco existe.”, declarou Amom, ao defender que a decisão da prefeitura de apostar em um novo sistema é mais uma tentativa de criar aparência de inovação sem resolver o problema real.